Pular para o conteúdo

21 de outubro de 2020

Instalação e Configuração Driver Prolific PL2303

por proesicomponentes

Montamos este tutorial para lhe ajudar o conversor USB para Serial com o chip PL2303 da Prolific, para quem está com problemas em computadores com Windows 8 e 10. Para realizar este procedimento é necessário que você tenha acesso administrador ao equipamento (Permissão de instalar e desinstalar programas e drivers).

Tentamos encontrar a razão pela qual este problema ocorre, mas não achamos nenhuma informação confiável. Alguns textos dizem que o problema está na atualização dos sistemas operacionais 8 e 10, outros na versão do Driver, independente de quem realmente causa este problema, você só consegue usar o conversor após configurar para usar uma versão anterior.

Vamos explicar passo a passo:

Primeiro conecte o conversor na USB no computador. Quando conectado o Led Power (Vermelho) vai indicar que o conversor está energizado.

Baixe e instale o driver, existem várias opções de driver na internet, porém a funcionou em nossos testes é esta que está disponível para download.

Baixar driver Prolific PL2303

Descompacte a pasta e instale o driver, após a instalação reinicie seu computador.

Para atualizar o driver o driver, você vai precisar acessar o gerenciador de dispositivo. Para isso, abra o “Computador”, você pode abrir usando a tecla de atalho no teclado (Tecla com logo do Windows + E) ou pelo menu iniciar na opção “Este computador”.

Na lateral esquerda na janela que vai se abrir, clique com o botão direito do mouse em cima de “este computador” e depois em “Propriedades”.

Na tela seguinte, clique em Gerenciador de dispositivo, esta opção fica no canto superior esquerdo da tela.

Nesta tela a seguir, você consegue acompanhar todos os dispositivos e placas instalados em seu computador, com seus respectivos drivers. 2 situações podem acontecer dependendo do seu computador. O conversor pode aparecer em outros dispositivos, com o nome de “USB-Serial Controller”, com um símbolo de atenção. Ou aparecer na opção Portas (COM e LPT), com o nome de PL2303HXA PHASED OUT SINCE 2012. Esta segunda opção é a que deve ocorrer na sua instalação.

Clique com o botão direito do mouse, vai abrir um menu, escolha a opção atualizar driver.

Na tela seguinte, você irá escolher a opção “Procurar software de driver no computador”. 

Na próxima janela, você deve escolher, ” Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador”.

Você verá na próxima tela uma lista de versões do driver Prolific, com no mínimo 2 opções, isso acontece por que quando você instala o Driver no sistema, ele coloca 2 versões dele no sistema, a primeira lançada em 2008 e uma mais recente, quando você instala o driver, a versão mais recente é ativada por padrão. O que vai fazer agora é selecionar a versão de 2008 e clicar em avançar.

Próxima tela, é uma tela de confirmação de atualização do Driver.

Quando você fechar esta tela, o nome do conversor na lista de dispositivos vai alterar para:

Pronto, conversor instalado. Na IDE do Arduino, ele vai aparecer como se fosse a porta COM, do Arduino normal.

Para gravar o programa em sua placa, pressione e segure o botão Reset enquanto a mensagem do rodapé do compilador for Compilando Sketch. Quando o programa alterar a mensagem para carregando, solte o botão, rapidamente o programa vai ser transferido para seu chip, ao fim do processo, A IDE do Arduino irá exibir a mensagem carregado, aperte e solte o botão Reset.

Caso sua placa não possuo o botão de reset, ele deverá ser instalado, para realizar este procedimento.

Considerações importantes:

Este modulo não funciona como gravador de Atmega, você consegue enviar programas por este conversor caso você tenha gravado o bootlander do Arduino no seu CI.

Não use este modulo para alimentar sua placa ou seu projeto, o limite de corrente desta placa é de 500 mA, exceder este valor, pode danificar o conversor.

Ficou com alguma duvida? Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: