Nenhum comentário

Interferência em Sistemas de Áudio Residencial

Um problema frequente em caixas de som do computador é a interferência de estações de rádio ou energia elétrica. O erro faz com que o usuário ouça ruídos, vozes e músicas sem que o aparelho esteja conectado a algum aplicativo ou player de um site, por exemplo. 

Há muitas maneiras de resolver a questão – algumas mais fáceis, outras mais trabalhosas.

O que causa a interferência?

Na maioria das vezes, a interferência é causada pela proximidade da casa do usuário com uma estação de rádio AM. Esse tipo de onda tem como característica a fácil propagação, permitindo que seja captada pelos cabos do aparelho de áudio, que passam a funcionar como antenas receptoras.

 Normalmente o problema ocorre quando a estação está em um raio de 3 km em relação a caixa de som. No entanto, é possível que a falha apareça em distâncias maiores, especialmente se a potência da estação for muito alta. De uma forma ou de outra, a interferência é um problema do equipamento de áudio, portanto não adianta procurar o emissor.

Soluções

A interferência será resolvida de acordo com seu equipamento de áudio, proximidade com a estação ou mesmo presença de outros aparelhos eletrônicos em casa. Veja as maneiras de acabar com a interferência, das mais simples às mais complexas. Teste cada uma e veja qual elimina os ruídos e vozes transmitidas.

Diminuir o fio

Reduzir o tamanho do cabo da caixa de som pode acabar com suas propriedades de antena receptora, fazendo com que a interferência pare.

Reduzir o fio impede que o cabo capte sinais de rádio

– Afastar equipamentos

Os sinais de rádio podem interferir em dispositivos digitais alterando a frequência do clock, o “relógio” que sincroniza as ações de dois ou mais circuitos eletrônicos. Esse tipo de interferência pode ser identificado observando um som contínuo e de nível baixo.

A solução neste caso é bem simples: basta aumentar a distância entre os equipamentos. Normalmente, 20 centímetros já são suficientes para acabar com o problema digital. Aumente a distância caso verifique necessidade e veja se a onda de rádio deixa de incidir sobre a caixa.

– Trocar filtro de linha

As ondas de rádio também podem chegar pela rede elétrica. Por isso, ter um bom filtro de linha pode cortar os ruídos e acabar com a interferência no alto-falante

Filtro de linha de fabricante confiável pode acabar com interferência na rede elétrica (Foto: Divulgação/Clamper)

Filtro de linha confiável pode acabar com interferência na rede elétrica

– Blindar cabos de áudio

Um dos métodos mais eficientes para acabar com o barulho de rádio AM na caixa de som é ter um cabo de áudio blindado. É possível fazer a blindagem usando folha de papel alumínio adesivo, mas é necessário desconectar e reconectar o plugue com solda.

Se você não souber fazer isso, chame um técnico ou substitua as caixas por alguma que já venha blindada. O processo impede que o cabo funcione como antena, bloqueando as ondas de rádio.

– Instale capacitores

Assim como no método anterior, a instalação de capacitores nas saídas de áudio deve ser feita por quem tem alguma prática no manuseio de componentes eletrônicos. Um conjunto de quatro capacitores, sendo dois eletrolíticos e dois de cerâmica/poliéster, costuma ser suficiente para sistemas 2.1 (duas caixas de som e um subwoofer).

Os dispositivos devem ser colocados aos pares, cada um em uma linha do circuito – ou seja, cada fio terá um capacitor eletrolítico e um cerâmico/poliéster. O capacitor eletrolítico deve ter o pólo negativo voltado para o alto-falante, enquanto o cerâmico pode ficar em qualquer posição.

Sony_thassius_2 (Foto: Thássius Veloso/ TechTudo)

No caso de interferências, instalar capacitores pode ajudar

Para a instalação, raspe o esmalte do circuito, faça uma fenda na trilha e coloque os capacitores. O procedimento requer aparelho de solda, bem como outros materiais para a soldagem.

– Aterre o sistema

O aterramento de todo o sistema é uma boa medida para acabar com interferências de todos os tipos, inclusive as de rádio ou vindas pela alimentação AC.

E ai, o que achou da matéria?

Até a próxima!

Deixe a sua opinião nos comentários.

Escrito Por:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s