Pular para o conteúdo

19 de setembro de 2019

por proesicomponentes

As dúvidas mais frequentes sobre
Repetidores de sinal Wi-Fi

Fique por dentro desse e tire todas as suas dúvidas sobre o trabalho dos repetidores, sabendo como é o seu funcionamento.

Os repetidores de sinal Wi-Fi são ferramentas disponíveis no mercado para ampliar o sinal da Internet. Se, na sua casa, existem muitas barreiras entre o roteador que emite o sinal Wi-Fi e os equipamentos que precisam do acesso à rede (PCs e celulares), então, a solução indicada é o uso de um repetidor.

Apesar de apresentar diversos benefícios, muitas dúvidas e suposições envolvem os repetidores. Será que posso usar qualquer modelo? Ele só amplia a cobertura do sinal ou aumenta a velocidade da Internet? Confira as questões de verdadeiro ou falso para não ficar com nenhuma dúvida.

1.    “Repetidor diminui a velocidade da Internet”

Falso. A intenção principal do repetidor é captar o sinal Wi-Fi que vem do seu roteador para em seguida fazer a retransmissão dele para as demais áreas onde o sinal original não consegue chegar.

As únicas perdas existentes na velocidade são por conta de outras interferências ou obstáculos, mas não por conta do repetidor. Isso também significa que sua velocidade não vai aumentar, já que existe somente a amplificação desse sinal, que o faz chegar a distâncias maiores.

2. “Funciona com qualquer roteador”

Verdadeiro. Os repetidores funcionam com qualquer tipo de roteador. Para que isso se aplique na prática, basta estabelecer uma conexão entre os aparelhos, fazendo com que o repetidor reconheça o sinal de Wi-Fi.

Essa configuração de conexão entre eles deve ser feita antes mesmo de fazer os primeiros testes do repetidor em sua casa ou no ambiente que precisa da amplificação do sinal de Internet.

3. “É melhor que comprar outro roteador”

Verdadeiro. Quem pensa em comprar um outro roteador na verdade está procurando formas de melhorar o seu tráfego na rede, não o espaço de transmissão do sinal.

Independente da quantidade de antenas de um roteador, ponto que mais encarece os aparelhos, os pontos cegos e as barreiras para emissão do sinal continuarão os mesmos. Então não adianta comprar um roteador mais avançado. Para amplificação do sinal, recorra ao repetidor.

4. “Precisa ser da mesma marca do roteador”

Falso. Os dispositivos podem ser de marcas diferentes. Independente da marca do seu roteador, qualquer repetidor de sinal Wi-Fi vai funcionar da mesma maneira, já que o trabalho de ambos é trabalhar com transmissão e recebimento de sinais. Nesse caso, o padrão é compartilhado.

Em algumas situações, é recomendável, sim, possuir os aparelhos da mesma marca para conseguir um desempenho mais eficiente, já que assim você poderá ter acesso a configurações específicas do fabricante. Mas isso não é regra, portanto você pode adquirir os modelos que preferir.

5. “Não preciso configurar nada para usar um repetidor”

Falso. Assim que tiver o seu repetidor de sinal Wi-Fi, é preciso fazer uma configuração prévia para contar com o seu funcionamento correto e tirar o melhor proveito do aparelho.

Para saber detalhes e um passo a passo de como configurar o repetidor acesse este tutorial . Lembre-se de que as configurações podem mudar de uma marca para outras, mas no geral é bem simples escolher as opções básicas de configuração.

6. “Quanto mais alto o repetidor fica, melhor a amplificação do sinal”

Verdadeiro. Os especialistas sempre sugerem que o repetidor fique localizado em tomadas altas para ter uma cobertura ainda mais ampla do sinal. Quanto mais alto, maior o espaço de transmissão.

E ai, o que achou da matéria?

Até a próxima!

Deixe a sua opinião nos comentários.

Escrito Por:

Leia mais de Dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: