Nenhum comentário

Dicas para economizar energia elétrica no inverno!

No inverno, nossos hábitos em casa mudam bastante e, consequentemente, podemos notar uma mudança significativa na conta de luz. Mas, tem como economizar energia elétrica nos meses mais frios. Veja essas dicas:

Mudança de hábitos

No inverno, a tendência é sair menos e ficar mais tempo dentro de casa. Por isso, as luzes ficam acesas por mais tempo e usamos mais o computador, a TV etc. Por outro lado, diminuímos o uso de ar-condicionado e ventiladores.

A não ser que utilizemos aquecedores ou a função Quente do ar-condicionado, o consumo com climatização diminui, até porque o Brasil é um país que não costuma ter invernos rigorosos.

O item que costuma fazer o papel de vilão durante o inverno é o chuveiro elétrico. Com banhos mais longos e quentes, o consumo de energia elétrica aumenta bastante.

Como economizar energia elétrica no inverno

Chuveiro elétrico

Se o maior vilão no consumo de energia elétrica é o chuveiro, tente tomar banhos mais curtos. O melhor horário para banhos é à noite, quando a água da caixa d’água recebeu o calor do sol (no caso de dias ensolarados, é claro). Dessa forma, o chuveiro tem que trabalhar menos para atingir a temperatura adequada.

Ar-condicionado

O eletrodoméstico que mais costuma gastar energia é o ar-condicionado. Caso você queira utilizá-lo para aquecer a casa durante o inverno, tente manter a temperatura entre 23 e 26° C. Deixar o termostato muito alto vai consumir muita energia, sem necessidade.

Geladeira

Um erro que a maioria das pessoas comete é nunca alterar a temperatura da geladeira. Durante dias frios, não é necessário manter o termostato no máximo, mesmo que a geladeira esteja cheia.

Use o forno

Quem cozinha bastante sabe: forno aceso é sinônimo de aquecimento instantâneo da cozinha. Durante o verão, assar alimentos pode causar desconforto, mas, no inverno, a gente une o útil ao agradável: um belo assado ou um cheiroso bolo, além de alimentarem, esquentam a casa.

Deixe o sol entrar

Nos dias em que o sol aparecer, deixe as cortinas abertas. Se estiver muito frio para abrir as janelas, ao menos facilite a entrada da luz solar, que vai aquecer sua casa sem gasto de energia elétrica.

E ai, o que achou das dicas?

Referência:

https://www.consul.com.br/facilita-consul/simples-assim/como-economizar-energia-eletrica-no-inverno/

Escrito por:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s