Nenhum comentário

ESR ou Equivalent Serie Resistance, traduzindo para o português Resistência Equivalente em Série ou podemos dizer que é a resistência interna do capacitor. Muitas vezes essa informação passa despercebida aos nossos olhos e poucos sabem que ela pode fazer toda a diferença entre encontrar o problema ou passar horas trocando itens da placa.

Não iremos nos aprofundar muito em questões técnicas sobre ESR, mais sim em mostrar que esse “detalhe” não deve ser ignorado.

Utilizando um celular como exemplo, você já percebeu que ao passar do tempo, o celular vai ficando mais lento? claro que existe muitas variáveis que podem ocasionar essa lentidão, sendo sistemas cada vez mais pesados, atualizações, aplicativos, fotos, etc.. mas o capacitor também pode ser o vilão nessa história!

Quando o projetista desenvolve a placa, ele procura os capacitores com melhor qualidade possível, respostas rápidas (ESR baixa), com o passar do tempo, devido ao desgaste do capacitor a ESR aumenta e sua velocidade diminui, consequentemente a placa em questão também. Muitas vezes só trocamos os capacitores quando eles estão estufados, mas, nem sempre o capacitor precisa estar estufado para estar ruim, pois a ESR ruim pode ser imperceptível aos nossos olhos.

Em tese quanto mais baixa a ESR do capacitor, melhor é a qualidade dele.

Agora que sabemos a real importância de identificarmos a ESR do capacitor, vamos a notícia boa!

Disponibilizamos em nossa loja um aparelho capaz de fazer essa incrível leitura e se já não fosse o bastante, ela pode ser capaz de nos ajudar a “descobrir“ de forma automática alguns componentes que não traz a sua informação impressa. Por exemplo:

Resistor: 0.1 ohms a 50 mega ohms

Indutor: 0.01mH a 20H

Capacitor: 25pF a 100mF

Mosfet: Pinagem, se é canal N ou Canal P

Transistor: Pinagem, se é NPN ou PNP e seu HFE

Diodo: 2 e 3 terminais

Seu teste é relativamente simples, basta colocar o componente no soquete, utilizando os pinos 1,2 e 3, 1 e 2 ou 1 e 3, baixar a alavanca e pressionar o botão teste que a “mágica acontece”, a informação é apresentada no display, após alguns segundos sem nenhum novo teste, o testador desliga automaticamente.

Segue abaixo o link dessa incrível ferramenta que você precisa ter em sua bancada!

https://proesi.com.br/testador-de-esr-acompanha-case-e-bateria-9v.html

Referência:

TONI. O que é ESR de um capacitor?. Disponível em: < https://www.te1.com.br/2010/10/o-que-e-esr-de-um-capacitor/ > Acesso em: 12 de mar. 2019

Escrito por:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s