um comentário

Se você quer ou já pensou em fazer um projeto para controlar a temperatura em algum ambiente, continue lendo abaixo, se ainda não pensou em fazer esse projeto, continue mesmo assim…, pois temos certeza que este vai passar a ser um dos seus próximos projetos.

Módulo Termostato Digital para chocadeira, assim chamado pela Proesi Componentes, esse termostato é ideal para você que quer controlar a temperatura em algum ambiente, sendo ele para se manter aquecido ou resfriado, a temperatura a ser medida pode variar de -50ºC até 110ºC, é possível controlar cargas de até 10A em 120VAC e 5A em 240VAC, fácil de programar e muito confiável ele está ganhando cada vez mais popularidade entre os nossos clientes.

Pois bem, vamos ao que interessa… São três os botões que serão utilizados para fazer todas as configurações.

Normalmente o termostato apresenta em seu display a temperatura atual na qual o sensor está medindo. Pressionando uma vez o botão set, o termostato irá mostrar piscando a temperatura a ser controlada, os botões + e – são utilizados para ajustá-la.

Para iniciar as programações é necessário manter o botão set pressionado por 5 segundos, são 7 as configurações possíveis para se fazer nesse termostato, para finalizar a programação basta pressionar novamente o botão SET por 5 segundos, segue abaixo as configurações.

  • P0 – Definir se o termostato vai resfriar ou aquecer.

“C” é utilizado quando se precisa resfriar o ambiente.

Exemplo: Ligar um ventilador quando a temperatura atingir a máxima definida, fazendo que a temperatura volte a baixar até que se atinge a temperatura ideal.

“H” é utilizado quando se precisa aquecer o ambiente.

Exemplo: Ligar uma resistência quando a temperatura atingir a mínima definida, fazendo com que a temperatura volte a subir até que se atinge a temperatura ideal.

  • P1 – Definir qual a variação (histerese) que o termostato vai atuar, pode ser de 0,1ºC até 15ºC.

Exemplo: No modo aquecer, vamos utilizar 2ºC de variação (histerese), o objetivo é manter a temperatura em 25ºC, quando a temperatura atingir 24,9ºC a resistência é ligada, permanecendo ligada até que se atinge a temperatura de 27ºC (25ºC + 2ºC de histerese) assim, desligando a resistência.

  • P2 – Definir (como segurança) a temperatura máxima possível a ser controlada, pode ser de -25ºC até 110ºC.

Exemplo: Minha estufa não pode ultrapassar 50ºC, então eu defino o P2 como 50ºC, assim não corro o risco de fazer uma programação errada com 51ºC.

  • P3 – Definir (como segurança) a temperatura minima possível a ser controlada, pode ser de -30ºC até 105ºC.

Exemplo: Minha estufa não pode ficar abaixo de 10ºC, então eu defino o P3 como 10ºC, assim não corro o risco de fazer uma programação errada com 9ºC.

  • P4 – É uma calibração ou correção de temperatura, pode ser de -7ºC até 7ºC.

Exemplo: Em minha estufa tenho um termômetro que mede 25ºC e o termostato está medindo 24ºC, então no P4 eu corrijo a temperatura acrescentando 1ºC, fazendo os dois ficarem com 25ºC.

  • P5 – Definir qual o tempo de espera em minutos para se ligar o relé, pode ser de 0 (imediato) até 10 minutos.

Exemplo: No modo aquecer, quando a temperatura chegar em 25ºC em vez de ligar a resistência  imediatamente, eu quero que demore 1 minuto para ligar.

  • P6 – Configurar o Alarme, que pode ser ligado ON ou desligado OFF.

O Alarme quando ligado, apresenta um sinal visual “HHH” quando atinge a temperatura definida.

Referência:

KELKO. W1209 digital temperature controller. Disponível em: < http://www.kelco.rs/katalog/images/17670.pdf > Acesso em: 13 de fev. 2019 

ROSA, Marcos. Termostato w1209 – Programação completa – Modo aquecimento. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=OAlbN7KgiIw > Acesso em: 13 de fev. de 2019

Escrito por:

1 comentário em “”

  1. Este equipamento pode trabalhar em conjunto com inversor para controlar a velocidade de um ventilador através de um termopar ligado a um controlador de temperatura com saída PID.Ou seja as temperaturas variam de 21,5 a 28,0º C sem desligar o ventilador.Se tiverem uma sugestão seja bem vinda.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s